27 março 2009

Código de Barras

Antes de prosseguir pense e responda: 0 que é um Código de Barras?

Se você sua resposta foi:

"um desenho contendo barras pretas que armazenam o preço de um determinado produto.."

lamento informar que sua resposta está... ERRADA!

Ao contrário do que muita gente imagina o Código de Barras não é uma representação gráfica formada apenas de barras pretas. Ele é formado de cores escuras e... claras! e as informações armazenadas no código de barras não tem nada haver com o preço de cada produto, e sim com, o país, a empresa e o produto em si.

Essa representação é formada ao todo por 13 dígitos, onde:

Os três primeiros à esquerda (789) representam o país de origem do produto, no nosso exemplo os dígitos 789 representam a GS1 Brasil que a responsável pelo fornecimento de Códigos de Barras às suas afiliadas aqui no País.

  • Os cinco seguintes (83574) representam a empresa fabricante do produto, este número é único e exclusivo que serve para identificar a empresa em qualquer lugar do mundo;

  • Os outros quatros seguintes (1001) representam o próprio produto e é fornecido pela empresa fabricante deste.

  • Por último, temos o dígito verificador (5) responsável por checar se todos os outros dígitos estão corretos.

A leitura do Código de Barras é feita por um scanner próprio: ele contém um luz vermelha que decodifica cores escuras (preto, verde, azul, marrom escuro, violeta) e cores claras no fundo (branco, amarelo, bege, vermelho claro, laranja). Essas cores não podem, em hipótese alguma serem invertidas e devem ser combinadas a fim de proporcionar um maior contraste entre barras claras e escuras. Veja abaixo algumas combinações corretas de cores:




e algumas combinações incorretas:


A principal vantagem do uso do Código de Barras está na facilidade e rapidez de sua utilização que proporciona um aumento considerável de produtividade e satisfação do cliente, uma vez que ele reduz seu tempo na fila do caixa!

2 comentários:

  1. Muito Interessante, Vida...e eu pensava justamente q tanto os numeros e as barras era contida ali o preços de cada produto em questão, mas vejo q me enganei....mto bom seu artigo, serve pra orientar os curiosos de plantão
    beijos te amo

    ResponderExcluir
  2. Massa, Joselice. Este artigo me fez lembrar uma coisa. Somos vistos pelo mundo do capitalismo simplismente como receptores, sem a chance de questionamentos e/ou entendermos os mecanismos de seu funcionamento. Mas a cada dia, com o apoio de pessos como vc, vamos quebrando estes paradigmas e construindo um mundo mais inteligente e informado. Parabéns pelo blog.

    Carlos Araújo

    ResponderExcluir