29 março 2009

QR Code

Como abordei no post anterior o Código de Barras é uma representação gráfica que guarda número e precisa de um sistema de computação para recuperar os dados a ele vinculado.

Apesar de ser um padrão amplamente utilizado a quantidade de informações que ele consegue armazenar ainda deixa muito a desejar.



Por conta disso, vem sendo estudado outras maneiras de representar uma maior quantidade de informações utilizando-se para isso uma única imagem, como é o caso da imagem abaixo, que guarda o nome do blog: Metamorfose Ambulante.

Essa codificação é conhecida como QR-Code (Quick Response) um código de barras bidiomensional desenvolvido pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994.


Este padrão é amplamente utilizado lá no Japão e vem aos poucos sendo adotado em outras partes do mundo.

Em 2008, a Claro utilizou o QR-Code na sua campanha de Natal.
A banda Pet Shop Boy também utilizou-o no seu clipe da música INTEGRAL. Confira no youtube clicando aqui:

Segundo a empresa, o "QR Code é aberto para uso e sua patente não é praticada pela Denso-Wave."

Os QR-Codes são muito utilizados para auxiliar os usuários de celulares na tarefa de inserir dados sem ter que ficar digitando as informações naquele teclado minúsculo. São comuns também em revistas e propagandas onde usam-se os códigos para guardar endereços e URL's, além de outras informações como, cartões de visitas.

Para ter acesso a tecnologia é necessário ter um celular com câmera e o programa decodificador Kaywa Reader ou um computador com o Jaxo Reader.

Há vários sites na internet que permitem que você gere um QR-Code, como por exemplo o www.estacao13.com/qrcode.

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