29 abril 2009

Computação em Nuvens

Computação nas nuvens ou cloud computing é um termo relativamente novo e revolucionáro.
O maior exemplo de empresas que utilizam computação nas nuvens é o google que oferece serviços como o Google Docs e o Gmail Drive.
A idéia central por trás da computação nas nuvens é que o usuário não precisa mais armazenar dados em um computador local pois estes são armazenados em grandes servidores que tanto podem ser físico como virtual. Desta forma, os dados e aplicativos que os usuários necessitem estarão sempre ao seu alcance ele poderá acessá-los através do notebook, celular ou qualquer dispositivo que tenha uma conexão com a internet, não necessitando assim de máquinas com um grande poder de processamento o que vai acarretar o baratemento cada vez mais dos computadores.
Mas, nem tudo são flores neste mundo da computação nas nuvens, a quem diga que pela velocidades de conexão oferecidas aqui no Brasil isso possa se tornar um transtorno, imagine os viciados por games no mundo todo jogando online ao mesmo tempo, será os servidores estão preparados para essa situação? Outra desvantagem seria o possível "desaparecimento" das mídias de armazenamento imagine que você terá que apresentar um projeto muito importante em uma reunião com os diretores da empresa e salvou sua apresentação em um desses servidores...e justo na hora que você precisa acessá-la o servidor sai do ar!?! Com que cara você vai dizer aos diretores:
- "Desculpem senhores, o servidor está fora do ar!"

Um comentário:

  1. Eu acho simplesmente o máximo essa idéia de computação em nuvens...

    ResponderExcluir