04 abril 2009

Túnel do Tempo: as várias versões do Windows

No momento em que a Microsoft trabalha em mais uma versão do Windows (Windows 7) convido você, meu caro leitor, a fazermos junto uma viagem pelo túnel do tempo da Microsoft, relembrando as versões do Windows:


Windows 1/1.01: Lançado em 28 de junho de 1985, com ele a Microsoft lançou a "Era da Interface Gráfica" para o DOS, onde o usuário passou a dispor de janelas e mouse, liberando assim os usuários dos enfadonhos comandos digitados no DOS . Ele vinha um Gerenciador de Arquivos, calendário, Bloco de Notas, relógio e o terminal para executar comando DOS. Não existiam ícones para programas executáveis, nenhum grupo de programas e uma simulação precária de multitarefa.


Windows 1.03: Lançado em 29 de agosto de 1986. Não era mais usável que o seu antecessor, mas trazia novidades: suportava diferentes layout's de teclado (26 países), uma variedade de dispositivos de Entrada, CGA / EGA e suporte para mais de 25 modelos de impressora.






Windows 2.03: Lançado em 9 de dezembro de 1987. Destinava-se à processadores 286 contado com isso com o apoio da memória expandida. Muitos desenvolvedores escreveram suas primeiras aplicações baseadas em windows para esta versão.








Windows 3.0: Lançado em 22 de maio de 1990. Veio com memória superior a 640k, gráficos avançados de 16 cores e suporte para processadores 386. Trazia uma série de melhorias: largura da fonte proporcional, elementos de interface 3D, ícones multicoloridos, configuração personalizada do Desktop. Possuía ainda um Gerenciador de Arquivos e um Gerenciador de Programas.






Windows 3.1: Lançado em 6 de abril de 1992. Vendeu mais de um milhão de cópias nos primeiros 2 meses do seu lançamento. Em outubro de 1996 a Microsoft anunciou a versão beta do Internet Explorer 3.0 para o Windows 3.1








Windows 3.11: Lançado em outubro de 1992. Foi mais ou menos um 3.1 com melhorias, dentre elas: Workgroup e domínios de redes. Também tinha integrado o compartilhamento de arquivos e impressoras.







Windows 95: Foi lançado em 24 de agosto de 1995 era um sistema melhorado das versões anteriores. Sistema de 32 bits, pilha de protocolo TCP/IP integrado, Sistema de Arquivos melhorado (multitarefa preemptiva), capacidade multimídia, interface com usuários totalmente remodelado e suporte plug-in-play. Vendeu mais de um milhão de cópias nos quatro primeiros dias de seu lançamento.








Windows 98: Foi lançado em 1998. o "SE" (Segunda Edição) saiu em maio de 1999. Incluía suporte para DVD, USB, Firewire e AGP. Vinha com Internet Explorer 5.0 e NetMeeting 3.0, além do DirectX 6.1.





Windows 2000: Lançado em fevereiro de 2000. Foi concebido para ser o Sistema Operacional Windows NT , mas a Microsoft lançou o NT em 1998. Foi um sistmea desenvolvido especialmente para Servidores de Rede. Teve um lote moderno de hardware: FireWire, wireless, infravermelho, etc... Incluía caracterestícas importantes como: integração com o Active Directory , suporte VNP, encriptação, etc... e não parou de evoluir hoje está na versão 2008.




Windows ME: Lançado também em 2000. Era destinado a usuários domésticos de computadores. Foi o último Sistema Operacional da Microsoft a se basear no Windows 95.










Windows XP: Lançado em 25 de outubro de 2001. Como dito pela própria Microsoft: "O Sistema Operacional mais avançado da Microsoft, onde os usuários domésticos podem experimentar o mundo digital como nunca, enquantos os usuários empresariais podem trabalhar mais rapidamente". Inclui várias funcionalidade e novo visual.






Windows Vista:Lançado no dia 30 de janeiro de 2007. Era conhecido pelo nome do Longhorn. "O Windows Vista trouxe centenas de novos recursos e funções, como nova interface gráfica, apelidada de Windows Aero, funções de busca aprimoradas, novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição. O Windows Vista também tem como alvo aumentar o nível de comunicação entre máquinas em uma rede doméstica usando a tecnologia peer-to-peer, facilitando o compartilhamento de arquivos e mídia digital entre computadores e dispositivos" (Wikipédia). Seu ponto forte é a segurança, mas ainda tem um forte concorrente, seu antecessor Windows XP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário