31 março 2009

Você ouve mp5?


Atualmente, tenho ouvido falar em aparelhos que reproduzem mp5, mp6 até mp9. O mais interessante disso tudo é que não faz muito tempo, em uma disciplina da especialização conheci dois formatos de compactação: mp3 e mp4. Então, me pus a peguntar: "tudo bem, que a tecnologia evolui numa rapidez tremenda mais 5 formatos diferentes em 2 anos não é um pouco demais?"

E é.

A explicação é bem simples: realmente até hoje só existe mesmo esses dois padrões. Essa história de outros padrões não passa de um jogo comercial para atrair compradores, cria-se aparelhos com acessórios e muda-se a nomeclatura.

O padrão mp3 (MPEG Layer 3) utiliza um esquema de compressão de dados baseado em algoritmo que remove sons redundantes ou inaudíveis pelo ouvido humano disso resulta um arquivo menor com pouca perda de som. O padrão mp4, também utiliza um esquema de compressão de dados, só que neste caso para vídeos.

Então o que a indústria fez foi criar aparelhos e mudar o nome conforme ia se agregando algum acessório, veja por exemplo o caso dos chamados mp7 que nada mais é do que um smartphone: um celular com câmera, que toca mp3, grava vídeos (mp4), navega na internet e até dá pra assistir a Tv!

3 comentários:

  1. Super interessante esse texto, pois são poucas as que sabem sobre os MPs, na verdade, todos pensam que à cada edição dos MPs eles adquirem outros formatos, quando na verdade ele ainda mantem os formatos desde o MP3 e o MP4.
    Agredecido...!!!


    "Carlos"

    ResponderExcluir
  2. Gostei da materia, bem legal mesmo e confesso que eu nem sabia desse jogo comercial. Obrigado pelo esclarecimento

    Aristides Gomes.
    sobral-CE

    ResponderExcluir
  3. Gostei da abordagem sobre o jogo comercial que envolve todos os processamentos dos mp`s, obrigado pela apliação dos nossos conhecimentos sobre o assunto referido.
    Teresinha Sena e Thiago Araújo;
    Sobral-CE.

    ResponderExcluir